De Haruki Murakami
Com direção de Monique Gardenberg e Michele Matalon que exploram o universo de Haruki
Murakami com peça baseada em contos do escritor japonês.
“As
personagens de Haruki Murakami são, aparentemente, pessoas comuns”.
Monique e Michele assim resumem um pouco da essência da obra deste
escritor japonês, hábil em retratar o nonsense da vida moderna e seus
tipos solitários e misteriosos.
Para participar desta livre empreitada, elas convidaram nomes com quem desfrutam de grande intimidade artística, como Daniela Thomas, Claudia Kopke, Marcia Rubin, Juliana Mendes e o sempre fiel Maneco Quinderé.
Para participar desta livre empreitada, elas convidaram nomes com quem desfrutam de grande intimidade artística, como Daniela Thomas, Claudia Kopke, Marcia Rubin, Juliana Mendes e o sempre fiel Maneco Quinderé.
No elenco, parceiros
como Caco Ciocler e Maria Luisa Mendonça, de Ota, Marjorie Estiano,
André Frateschi e Rafael Primot, o trio de Inverno. Convidaram ainda
atores familiarizados com a comédia, como Fernanda de Freitas e Kiko
Mascarenhas, além das participações de Clarissa Kiste e Rodrigo Costa.
Em cena, todos se revezam em quase trinta personagens para dar vida às
histórias sempre surpreendentes de Murakami.
É o caso da protagonista do conto Sono, uma dona de casa que não dorme há 17 dias sem que seu marido ou filho percebam. Ou do rapaz obcecado pelo mistério de um elefante que sumiu sem deixar rastro (em O Desaparecimento do Elefante) e do funcionário de uma loja de departamentos que se apaixona pela carta de reclamação de um cliente em O Comunicado do Canguru.
“Murakami tem uma percepção aguda da sociedade contemporânea. Sempre parte de cenas cotidianas, para criar situações surreais, que beiram o nonsense”, analisa Monique, que conheceu a obra do escritor na época da estreia de Ota, espetáculo marcado pela cultura japonesa. “Murakami retrata a solidão e seus protagonistas parecem sempre à margem da sociedade”, completa Michele.
“Gosto de pensar nas citações como os samplers que ocorrem na música. Há, em todo o espetáculo, pequenas trans-criações a partir de obras que dialogam com o universo que retratamos. Já a música entra como um sub-texto e comenta as cenas”, resume.
Os figurinos, assinados por Claudia Kopke, seguem alinhados à proposta das diretoras e traduzem o espírito da estranheza necessária à montagem com a exuberância cromática do animês (desenho animado japonês).
É o caso da protagonista do conto Sono, uma dona de casa que não dorme há 17 dias sem que seu marido ou filho percebam. Ou do rapaz obcecado pelo mistério de um elefante que sumiu sem deixar rastro (em O Desaparecimento do Elefante) e do funcionário de uma loja de departamentos que se apaixona pela carta de reclamação de um cliente em O Comunicado do Canguru.
“Murakami tem uma percepção aguda da sociedade contemporânea. Sempre parte de cenas cotidianas, para criar situações surreais, que beiram o nonsense”, analisa Monique, que conheceu a obra do escritor na época da estreia de Ota, espetáculo marcado pela cultura japonesa. “Murakami retrata a solidão e seus protagonistas parecem sempre à margem da sociedade”, completa Michele.
“Gosto de pensar nas citações como os samplers que ocorrem na música. Há, em todo o espetáculo, pequenas trans-criações a partir de obras que dialogam com o universo que retratamos. Já a música entra como um sub-texto e comenta as cenas”, resume.
Os figurinos, assinados por Claudia Kopke, seguem alinhados à proposta das diretoras e traduzem o espírito da estranheza necessária à montagem com a exuberância cromática do animês (desenho animado japonês).
Texto - Haruki Murakami
Direção - Monique Gardenberg e Michele Matalon
Tradução Sérgio Maciel
Adaptação e Trilha Sonora Monique Gardenberg
Elenco:
André Frateschi
Caco Ciocler
Clarissa Kiste
Fernanda de Freitas
Kiko Mascarenhas
Maria Luisa Mendonça
Marjorie Estiano
Rafael Primot
Rodrigo Costa
Cenografia Daniela Thomas e Camila Schmidt
Figurino Claudia Kopke
Iluminação Maneco Quinderé
Visagismo Juliana Mendes e Luiz de Luca
Direção de Movimento Marcia Rubin
Imagens Henrique Martins e Frederico Machuca
Fotos André Gardenberg
Filmagem Floresta Dudu Miranda
Filmagem Piscina e Cavalo Grima Grimaldi
Ilha de Edição Afinal Filmes
Assistentes de Direção Isabel Nessimiam (RJ), Gabriel Bortolini (SP)
Coach de língua e cultura japonesa Letícia Kushida
Programação Visual XYZ
Produção Executiva e Administração Gabriel Bortolini
Diretora de Produção Bianca De Felippes
Co-produção OZ
Produção Gávea Filmes
Direção - Monique Gardenberg e Michele Matalon
Tradução Sérgio Maciel
Adaptação e Trilha Sonora Monique Gardenberg
Elenco:
André Frateschi
Caco Ciocler
Clarissa Kiste
Fernanda de Freitas
Kiko Mascarenhas
Maria Luisa Mendonça
Marjorie Estiano
Rafael Primot
Rodrigo Costa
Cenografia Daniela Thomas e Camila Schmidt
Figurino Claudia Kopke
Iluminação Maneco Quinderé
Visagismo Juliana Mendes e Luiz de Luca
Direção de Movimento Marcia Rubin
Imagens Henrique Martins e Frederico Machuca
Fotos André Gardenberg
Filmagem Floresta Dudu Miranda
Filmagem Piscina e Cavalo Grima Grimaldi
Ilha de Edição Afinal Filmes
Assistentes de Direção Isabel Nessimiam (RJ), Gabriel Bortolini (SP)
Coach de língua e cultura japonesa Letícia Kushida
Programação Visual XYZ
Produção Executiva e Administração Gabriel Bortolini
Diretora de Produção Bianca De Felippes
Co-produção OZ
Produção Gávea Filmes
Em São Paulo:
Administração Roberta Koyama
Produção Executiva Egberto Simões
Direção de Produção Selma Morente e Célia Forte
Produção Morente Forte Produções Teatrais
Assessoria de Imprensa do Sesc Pinheiros
Telefones: (11) 3095.9425 ou 3095.9423
Com | Bianca Muniz | Silvio Basílio
imprensa@pinheiros.sescsp.org.br
Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (1010 lugares)
Rua Paes Leme, 195 - Tel. 3095.9400
Sexta às 21h | Sábado às 20h | Domingo às 18h
Curta Temporada: até 05 de maio
+ Info
Vale conferir ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário