12 novembro, 2012

Terra De Ninguém

Terra De Ninguém
A Cia. de Teatro Compacto encena desde o dia 09/11, o espetáculo Terra de Ninguém no Espaço Cultural Pinho de Riga.
A peça é um drama composto por três monólogos curtos, adaptados de contos extraídos do livro Um Gato no Escuro, do escritor gaúcho Josué Guimarães. A adaptação é de Miguel Langone Jr., que também assina a direção.
O primeiro conto encenado, Beijo na Boca, interpretado por Teca Pinkovai (Também dubladora) exigiu uma adaptação mais elaborada para que se transportasse a literatura para o palco. Ele é o relato da vingança de um menino que sofre provocações e agressões de um garoto maior e mais forte. Esta vingança tem conseqüência trágica e inesperada. 
Já nos outros dois contos a construção literária foi quase integralmente respeitada: Mãos Sujas de Terra – vivido pelo ator Antônio Natal – é o depoimento e a confissão de um lavrador ao delegado sobre as razões pelas quais matou o dono de uma fazenda; e Terra de Ninguém - que dá nome ao espetáculo, interpretado pelo diretor Miguel Langone Jr. – narra o que teria ocorrido durante uma guerra, ou uma revolução, com um jovem soldado encontrado morto por lavradores em uma plantação.
A montagem busca proporcionar ao público um contato inicial com o universo literário do escritor, Josué Guimarães, cujo livro em questão tem histórias ambientadas no universo rural com seus personagens, maltratados pela vida, e que tiram seu sustento da terra trabalhada com a força das mãos. O cenário de Patrícia Passos é minimalista, composto por 3 objetos geométricos que servem às cenas, e que são movimentados pelos próprios atores. O figurino, único, para os três atores, foi adotado para descaracteriza-los, priorizando o texto e a interpretação, dentro da linha mestra do grupo. A iluminação assinada por Pâmola Cidrack  acentua o clima dúbio de realidade ou sonho, e as transições temporais do texto. Já a trilha sonora de Waldir Guerrieri traz nomes do cenário musical brasileiro e internacional em temas instrumentais, cujos arranjos compõem a ambientação e sublinham a dramaticidade dos textos.



Elenco:
 Teca Pinkovai (O Beijo na Boca)
Antônio Natal (Mãos Sujas de Terra)
 Miguel Langone Jr. (Terra de Ninguém).

Texto: Josué Guimarães
Adaptação: Miguel Langone Jr.
Direção: Miguel Langone Jr.
Cenografia: Patrícia Passos
Trilha Sonora: Waldir Guerrieri
Figurinos: Patricia Passos
Iluminação: Pâmola Cidrack
Preparação de atores: Isadora de Faria
Preparação corporal: Mauricio Romeiro
Produção executiva: Cia de Teatro Compacto
Design gráfico: Teca Pinkovai
Fotos e Assessoria de Imprensa: Sonia Skroski

A crítica do espetáculo:

Espaço Cultural Pinho de Riga
Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista/SP - Tel: (11) 96373-7090
Temporada: 9/11 à 21/12 – sextas-feiras – às 21 horas
Vale conferir ;)

Nenhum comentário: