21 novembro, 2012

Strindbergman

Strindbergman
Amantes de Bergman podem conferir entre outras atrações: STRINDBERGMAN que Abre o  Festival STRINDBERG No Viga Espaço Cênico
Com participação de:Clara Carvalho

Elizabeth Vogler é uma atriz que decidiu parar de falar. Encontra–se isolada em uma casa de praia com a enfermeira Alma, que fica fascinada pelo seu silêncio. Em função dessa situação, Elizabeth se permite gradativamente a falar. Ela conta toda a sua vida, seus casos, seus desejos, seus traumas. Alma se encanta e a estimula a falar. À medida que o silêncio de uma se intensifica, as palavras da outra tornam–se mais provocadoras. Uma terceira personagem surge com papel fundamental na trama.


Direção: Marie Dupleix.
Elenco: Nicole Cordery, Janaína Suaudeau e Clara Carvalho.
Estreia dia 2 de Novembro (sexta) - Até 16 de Dezembro
Sextas às 21h30. Sábados às 21h. Domingos às 20h
VIGA Espaço Cênico (74 lugares)
Rua Capote Valente, 1323 (Pinheiros)
Tel: (11) 3801-1843
Vale conferir :)

12 novembro, 2012

Terra De Ninguém

Terra De Ninguém
A Cia. de Teatro Compacto encena desde o dia 09/11, o espetáculo Terra de Ninguém no Espaço Cultural Pinho de Riga.
A peça é um drama composto por três monólogos curtos, adaptados de contos extraídos do livro Um Gato no Escuro, do escritor gaúcho Josué Guimarães. A adaptação é de Miguel Langone Jr., que também assina a direção.
O primeiro conto encenado, Beijo na Boca, interpretado por Teca Pinkovai (Também dubladora) exigiu uma adaptação mais elaborada para que se transportasse a literatura para o palco. Ele é o relato da vingança de um menino que sofre provocações e agressões de um garoto maior e mais forte. Esta vingança tem conseqüência trágica e inesperada. 
Já nos outros dois contos a construção literária foi quase integralmente respeitada: Mãos Sujas de Terra – vivido pelo ator Antônio Natal – é o depoimento e a confissão de um lavrador ao delegado sobre as razões pelas quais matou o dono de uma fazenda; e Terra de Ninguém - que dá nome ao espetáculo, interpretado pelo diretor Miguel Langone Jr. – narra o que teria ocorrido durante uma guerra, ou uma revolução, com um jovem soldado encontrado morto por lavradores em uma plantação.
A montagem busca proporcionar ao público um contato inicial com o universo literário do escritor, Josué Guimarães, cujo livro em questão tem histórias ambientadas no universo rural com seus personagens, maltratados pela vida, e que tiram seu sustento da terra trabalhada com a força das mãos. O cenário de Patrícia Passos é minimalista, composto por 3 objetos geométricos que servem às cenas, e que são movimentados pelos próprios atores. O figurino, único, para os três atores, foi adotado para descaracteriza-los, priorizando o texto e a interpretação, dentro da linha mestra do grupo. A iluminação assinada por Pâmola Cidrack  acentua o clima dúbio de realidade ou sonho, e as transições temporais do texto. Já a trilha sonora de Waldir Guerrieri traz nomes do cenário musical brasileiro e internacional em temas instrumentais, cujos arranjos compõem a ambientação e sublinham a dramaticidade dos textos.



Elenco:
 Teca Pinkovai (O Beijo na Boca)
Antônio Natal (Mãos Sujas de Terra)
 Miguel Langone Jr. (Terra de Ninguém).

Texto: Josué Guimarães
Adaptação: Miguel Langone Jr.
Direção: Miguel Langone Jr.
Cenografia: Patrícia Passos
Trilha Sonora: Waldir Guerrieri
Figurinos: Patricia Passos
Iluminação: Pâmola Cidrack
Preparação de atores: Isadora de Faria
Preparação corporal: Mauricio Romeiro
Produção executiva: Cia de Teatro Compacto
Design gráfico: Teca Pinkovai
Fotos e Assessoria de Imprensa: Sonia Skroski

A crítica do espetáculo:

Espaço Cultural Pinho de Riga
Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista/SP - Tel: (11) 96373-7090
Temporada: 9/11 à 21/12 – sextas-feiras – às 21 horas
Vale conferir ;)

11 novembro, 2012

Atreva-se

Atreva-se

Numa atmosfera explicitamente inspirada no antigo cinema noir, o espetáculo divide-se em quatro seqüências de mistério e humor. Dirigida com a inventiva cômica de Jô Soares, a história nos traz uma nova surpresa a cada virada da trama. Como se estivéssemos num Trem Fantasma daqueles antigos parques de diversões.
A Mansão
Um corretor de imóveis mostra a uma empolgada cliente as maravilhas de uma velha mansão de construção clássica, defronte a um enorme parque municipal. Ela está ansiosa por assinar os papéis e ele diz acreditar que não haverá grandes impedimentos, uma vez que o imóvel teve apenas dois inquilinos antes dela. Antes de saírem, o corretor, num tom algo dúbio, deseja à sua cliente que ela seja tão feliz na mansão quanto os que ali um dia já viveram. Esta seqüência se passa no ano de 1963.
O Medo
Numa ensolarada manhã, no final da década de 20, uma sóbria governanta cruza a elegante sala da velha mansão, cuidando de pequenos detalhes no ambiente. Lá vivem apenas um homem inseguro, preso a seus medos e a uma cadeira de rodas, e sua irmã, uma mulher segura e assoberbada pela tarefa de cuidar de tudo na vida dos dois. Ela precisa fazer uma viagem de negócios, o que a deixará longe de casa por alguns meses e seu amedrontado irmão não consegue conviver com a ideia de ficar ali, sozinho, por tanto tempo apenas em companhia de sua sinistra governanta.
O Pacto
Numa noite quente, no início da década de 40, duas primas, agora moradoras da velha mansão, aguardam pela chegada de um antigo colega de juventude. Pelo que conversam, supõe-se que as duas tem algo tramado (e certamente nada muito confiável) para quando chegar o visitante.  Finalmente o aguardado amigo chega e as duas o recebem com ensaiado entusiasmo. Na verdade, os três estão ali para cumprir um pacto feito na tarde do dia de sua formatura. Eles se encontrariam, houvesse o que houvesse, trinta anos após aquele dia, para saberem os rumos de suas vidas.
Mas algo estranho aconteceu naquela mesma noite, durante o baile de formatura. E a simples menção desta data, causa uma desconfortável reação nos três. Reação que se explicará pelas misteriosas revelações que se seguem noite afora.
De Volta a Mansão
De volta ao tempo da primeira seqüência (A Mansão), a nova inquilina tenta organizar sua mudança na velha mansão. Em meio a caixas abertas e objetos esparramados, recebe a visita do corretor, que aparece num gesto de cortesia. No rápido diálogo que travam, os dois fazem novas e surpreendentes descobertas a respeito de suas identidades o que deixará, com certeza, a plateia também bastante surpresa. E assim termina nossa comédia.
"... Num emaranhado de situações absurdas, o controle vai se desfazendo nas mãos das personagens e o impacto dos sustos vai tomando conta da lógica. Por isso, costumo dizer que “Atreva-se!” é uma comédia onde nada é exatamente o que parece ser. Como se estivéssemos num Trem Fantasma daqueles antigos parques de diversões, onde a cada virada temos uma nova surpresa." - diz Mauricio Guilherme.


 Texto: Mauricio Guilherme
Direção: Jô Soares
Elenco:
Marcos Veras
Júlia Rabello
Mariana Santos
Carol Martin
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenografia: Chris Aizner
Figurinos: Fábio Namatame
Direção Musical: Eduardo Queiroz
Fotografia: Priscila Prade
Direção de Arte Gráfica: Natasha Precioso
Colaboração de texto: Luciana Sendyk
Assistente de Direção: Antonio Colossi
Projeção: Paulo Fax
Locução em Off: Guilherme Sant’Anna
Produção: Rodrigo Velloni
Produção Executiva: Giovani Tozi e Keila Mégda Blascke
Assistente de Produção: Fabio Nascimento
Realização: Velloni Produções Artísticas

Teatro das Artes (742 lugares)
Avenida Rebouças, 3970 – Shopping Eldorado, 3º piso
Informações: (11) 3034-0075
Quinta a Sábado às 21h30. Domingo às 20h.
Vale a pena conferir ;)


10 novembro, 2012

Córtex

Córtex
Direção de Nelson Baskerville e texto de Franz Keppler.
Numa trama inteligente e recheada de reviravoltas o autor Franz Keppler, constrói uma história instigante, em que o espectador se pergunta até o ultimo momento: Será que ele está mentindo? O que realmente aconteceu com ela? O que realmente com eles?
“Procurei fazer uma narrativa que invade o cérebro do personagem. É como se estivéssemos lá dentro, vendo suas memórias, suas imagens, muitas vezes oníricas e fantásticas, além de suas percepções do mundo e da vida. Isso tudo é ressaltado pela direção do Nelson e pelas projeções em vídeo que, na realidade, são projeções da mente desse personagem, com imagens extremamente fantasiosas”, explica o autor.
Sobre Nelson Baskerville
Ator e diretor, Nelson Baskerville é um dos mais importantes nomes da cena teatral paulista. Seu último espetáculo, Luis Antonio Gabriela é apontado pela crítica como um marco da história do teatro brasileiro, seja pela força de sua narrativa, seja pela inovação ao contar uma belíssima história familiar. O espetáculo voltou ao cartaz em São Paulo, em agosto e o Livro será lançado em setembro de 2012. Em 2012, Baskerville dirigiu duas peças do dramaturgo Nelson Rodrigues (17X Nelson e Os 7 Gatinhos), no ano comemorativo de seu centenário. Ainda em 2012 dirigiu o espetáculo Brincando com Fogo, que em agosto se apresentou em Estocolmo como convidado no Festival Stoff - Stockholm Fringe Fest 2012.
Texto: Franz Keppler
Direção: Nelson Baskerville
Com: Otávio Martins
Elenco dos Videos: Nathalia Rodrigues, Caroline Carrero, Elizabete Kobayashi e Roberto Ikeda
Assistente De Direção: Carolina Bastos
Cenografia: Nelson Baskerville
Musica Original: Ricardo Severo
Figurino: Marichilene Artisevskis
Desenho De Luz: Wagner Freire
Aderecista: Marcela Donato
Fotografia: Otavio Dias
Direção De Produção: Ed Julio
Produção Executiva: Gabriel de Souza
Assistente De Produção: Beatriz Cervone e Fabricio Sindice
Realização: Baobá Produções Artísticas
Teatro Eva Herz
Av Paulista 2073 Bela Vista SP
Tel: 11-31704059
Sextas e sábados 21h
Domingos 19h


Culpado ou inocente? Assista Córtex e confira. :)

01 novembro, 2012

Satyrianas 2012 na Pça Roosevelt - SP

Está de passagem no Brasil? Mora no País... enfim... isso não importa. Motivos para se divertir aprendendo, não faltam.
Em São Paulo, cidade plural no entretenimento e cultura... temos elementos deliciosos pra todos os gostos.
Esta semana está acontecendo o SATYRIANAS... na Praça Roosevelt.
A Tenda Hip Hop das Satyrianas vai receber na sexta-feira (2), dois grandes projetos para agitar a pista da Praça Roosevelt com o melhor dos anos 80, a partir das 14h. O Progress In Tha House é realizado pelo Dj Rivacid e Marcos Alive e vai unir duas festas: a Mary 80 e a Baú da Sogra...
Não se esqueça de levar sua câmera! Com mais de 300 atrações, entre peças, leituras e performances, a cobertura exclusiva vai ficar por conta da galera do  Catraca Livre. E hoje, eles lançam uma promoção pra quem curte fotografar. A missão é capturar um momento especial … Satyrianas.

Com direção de Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco, numa realização de - Na Laje Filmes e Muk e produção de Regina Campos e Daniel Gaggini, O filme SATYRIANAS, 78 HORAS EM 78 MINUTOS conta a história do diretor americano Jeff Luna que, a convite de um excêntrico investidor, vem ao Brasil documentar um dos principais eventos culturais da cidade de São Paulo, a SATYRIANAS.
No elenco estão: Bruno Autran, Danny Oliveira, Débora Rebecchi, Fernando Assis, Gustavo Ferreira, Leandro Luna, Ricardo Ramory e Robson Catalunha.

Desde sua fundação, o grupo teatral paulista OS SATYROS, um dos responsáveis pela revitalização da Praça Rooselvet (região central) e sua transformação em um dos pólos artísticos mais ativos e importantes da cidade de São Paulo, organiza um evento onde todas as artes se encontram em 78 horas ininterruptas de atividades culturais, a SATYRIANAS.
Nesta grande festa, na qual cinema, fotografia, música, literatura, HQ, teatro e artes visuais se encontram, 950 artistas estão envolvidos nas mais de 290 atividades que são oferecidas a um público superior a 50.000 pessoas. Quatro tendas são erguidas em plena Praça Roosevelt, uma delas inteiramente dedicada à difusão de filmes nacionais, a tenda CINEMIX.
Em 2007, o evento foi agraciado com o Prêmio Especial da Crítica da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - e passou a fazer parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, o que comprova a sua importância para a cidade. Info

@Célia_Forte da Morente Forte Comunicações,   participa c um texto seu no Dramamix.
Não dá pra perder :)