22 outubro, 2011

Luis Antonio Gabriela

Luis Antonio Gabriela
Sensibilidade e talento.
Argumento de Nelson Baskerville
Intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin.

Ficção ou não, mereceria alguns prêmios... acrescido o fato de saber que o ator e dramaturgo Nelson Baskerville expôe sua vida... tornando a tinta do espetáculo mais forte...sem deixar que o assunto tão manjado da homossexualidade humana... fique melodramatico. A Cia. Mungunzá de Teatro demonstra versatilidade e talento ao relatar no palco uma história sensivel, forte e de forma apaixonante. Sem tornar apelativo, o espetáculo mostra como funciona o preconceito ferino,(uma cultura nociva)...que sai de debaixo do tapete... pra castigar o ser humano de tal maneira que consciente ou inconscientemente pode destruir a vida das vitimas. 
O personagem titulo... vitima de uma sociedade hipócrita nos sentimentos...e torta em seu comportamento, também mostra um comportamento recorrente em atos que confundem a cabeça do irmão. No caso, o dramaturgo expôe seu passado, sua vida, de uma forma que serpenteia a garganta do expectador.
"Seu irmão mais velho, Luis Antonio (Marcos Felipe), nasceu em 1953, era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele, que, em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows em boates e acabou vitimado pela aids em 2006."
O assunto tratado pelo diretor e dramaturgo Nelson... é algo que muitas famílias adorariam gritar ao mundo... mas preferem puxar e deixar, como já descrito, debaixo do tapete... a exorcisar seus males. O espetáculo é um cutucão na sociedade, mostra o diretor infiltrado numa cena através de um video.. que com uma linguagem própria, aumenta o tom de mergulho numa história que nos faz viajar no tempo e perceber que em algum momento do espetáculo... a platéia se vê inserida em alguma cena ou frase, através de alguém na famnília ou amizade pela vida fora.
Marcos Felipe mostra que talento existe sim... e que se pode mergulhar no personagem, dando vida a uma história que cala fundo a platéia a cada movimento do ator no palco... com uma sensibilidade tamanha.
É um espetáculo obrigatório pra quem curte a psicocoisa humana. A deliciosa trilha sonora de Gustavo Sarzi pinta as cenas deliciosamente.
"A temporada de “Luis Antonio-Gabriela” na Funarte São Paulo terá preços populares (R$ 5,0 a inteira), e toda a bilheteria arrecadada será revertida à instituição LGBT Casarão Brasil. A Cia Mungunzá, sob a direção de Nelson Baskerville, ganhou 36 prêmios em festivais pelo Brasil com o espetáculo “PorQue a Criança Cozinha na Polenta”, apresentado em cinco temporadas em São Paulo entre 2008 e 2010. acumulando 36 prêmios em diversas categorias".
(DEVERIA GANHAR muitos por este trabalho.)

Elenco: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias; Day Porto
Direção: Nelson Baskerville
Diretora Assistente: Ondina Castilho
Assistente de Direção: Camila Murano
Direção Musical, Composição e Arranjo: Gustavo Sarzi
Preparador Vocal: Renato Spinosa
Trilha Sonora: Nelson Baskerville
Preparação de Atores: Ondina Castilho
Iluminação: Marcos Felipee Nelson Baskerville
Cenário: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos: Camila Murano
Visagismo: Rapha Henry - Makeup Artist
Vídeos: Patrícia Alegre
Produção Executiva: Sandra Modesto e Marcos Felipe
Produção Geral: Cia Mungunzá de Teatro
Assessoria de Imprensa: Morente Forte

FUNARTE
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos

Veja a programação de sua cidade.
Vale conferir.
:)

Nenhum comentário: