14 abril, 2012

A Mecânica Das Borboletas

A Mecânica Das Borboletas
De Walter Daguerre
Direção Paulo de Moraes
Um espetáculo delicioso.
"Com texto inédito do dramaturgo Walter Daguerre e direção de Paulo Moraes, da Cia Armazém de Teatro, a montagem aborda o conflito vivido frente às escolhas da vida e suas consequentes perdas e ganhos. Uma peça, na qual a tradição e a experimentação estão unidas no intuito de fazer chegar ao expectador uma história que trate de questões pertinentes ao homem do nosso tempo".
O espetáculo conta a história de um casal e seus filhos gêmeos que moram numa cidade de interior, no sul do país. O pai mecânico morreu e a família manteve em funcionamento a oficina dentro da residência. A história se passa na cozinha, na oficina e no jardim. A mãe (Suzana Faíni) é uma dona de casa que cultiva a memória do falecido marido. Um dos gêmeos, Rômulo (Eriberto Leão), sai de casa quando jovem em busca do sonho de desvendar o mundo. São 20 anos sem notícias. Quando volta, já um escritor conhecido, descobre que o pai morreu e encontra o gêmeo Remo (Otto Júnior), que manteve o negócio do pai e prosseguiu no mesmo ofício, no mesmo lugar.
Lisa (Ana Kutner) foi namorada de Rômulo, mas acabou casando com o irmão. Uma família acertando suas contas: culpas, cobranças e perdas. O sonho de Remo: construir uma Harley Davidson, mas uma peça desta moto, a borboleta do carburador, nunca chega e, essa mecânica do veículo demora para estar em pleno funcionamento.
A ideia do texto surgiu após uma viagem de Walter Daguerre a uma cidade do interior, Lavras do Sul. “Observei os hábitos das pessoas do lugar, então comecei a pensar naqueles que saem de suas cidades, e nos que resolvem ficar, como seria a vida deles”, conta o autor. “Sentimentos de perdas prevalecem em quem busca o sonho de desbravar o mundo e em quem escolhe ficar no mesmo lugar, na mesma cidade. O primeiro, acha que perde a participação no crescimento, desenvolvimento  amadurecimento da família. O outro tem a sensação de perda por não aproveitar novas oportunidades e experiências que conhecer o mundo pode proporcionar”, analisa Walter.
“O cenário mistura a casa: cozinha, jardim e oficina. Tudo é misturado, igual à família da peça”, conta Carla Berri que com Paulo de Moraes assina o cenário. Em cena um Passat dos anos 70, “arrancamos toda lataria azul e optamos por colocar a carcaça cinza chumbo e expor o motor, que é o coração do carro”. No palco, uma Honda CD400 transformada cenicamente numa Harley Davidson. A moto representa o grande sonho de liberdade que o personagem Remo, passou anos construindo.
Completam a ficha técnica, o iluminador Maneco Quinderé, Rita Murtinho – no figurino e o músico Rico Vianna na trilha sonora. Bianca de Felippes, da Gávea Filmes, é a responsável pela realização e produção do espetáculo.


ELENCO:
Ana Kutner (Liza), Eriberto Leão (Rômulo), Otto Jr (Remo) e Suzana Faíni (Rosália)

Texto: Walter Daguerre
Direção: Paulo de Moraes
Cenário: Carla Berri e Paulo de Moraes
Iluminação: Maneco Quinderê
Figurinos: Rita Murtinho
Trilha Sonora Original: Ricco Viana
Produção Executiva: Gabriel Bortolini
Produção: Bianca de Felippes
Produtoras Associadas: Gávea Filmes e Akutner

Mais fotos
 Teatro Anchieta - Sesc Consolação (280 lugares)
Rua Dr. Vila Nova, 245. - Tel. 3234.3000
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 18h.
Temporada: até 27 de maio
Vale conferir ;)
Mais info

Nenhum comentário: