12 janeiro, 2012

17 X Nelson - Parte 2 Se não é Eterno não é Amor

17 X Nelson - Parte 2
Se não é Eterno não é Amor

"17 X Nelson II – Se não é Eterno, não é Amor, é uma declaração de amor à Nelson Rodrigues. Nelson disse, pouco tempo antes de escrever sua primeira peça “A Mulher Sem Pecado”, em 1941,que o verdadeiro espetáculo deveria começar após o fechar das cortinas onde o espectador, a caminho de casa, faria uma profunda reflexão sobre o amor e a morte. Nelson estava começando ali a fomentar seu projeto dramatúrgico a que se manteve fiel durante os 40 anos em que escreveu suas 17 peças. Seu  Teatro Desagradável é até hoje provocativo e instigante e continua movimentando as plateias. Nelson estava ali, paralelamente a Brecht, criando um teatro de estranhamento onde a revelação das profundezas da alma do povo brasileiro revoltava as plateias colocando diante delas o desnudante espelho que revelava sua própria hediondez. Um gênio.
A primeira versão do espetáculo criado pelo diretor Nelson Baskerville, junto à AntiKatártiKa Teatral, em 2005, tinha como subtítulo “O Inferno de todos nós” e era um passeio pela dramaturgia rodrigueana conduzido por Diabo da Fonseca e centrada nas relações familiares e trágicas, em ordem cronológica e se utilizando de Dante Alighieri para as costuras. Desta vez, a encenação foca o amor e a morte, verticalizando o tratamento épico em relação à primeira montagem. Um desfile de cerca de 60 personagens, interpretados por 12 atores e que tem como ponto de partida a morte do irmão do autor, Roberto Rodrigues, vítima da vingança de uma leitora do jornal do pai deles. Nelson conta que foi a partir daquele grito que o sentimento trágico da vida nunca mais o abandonou.
...A Mostra compreende a encenação de cinco, das 17 peças escritas por Nelson Rodrigues ao longo de sua carreira:
O Beijo no Asfalto, Valsa nº 6, Os Sete Gatinhos, 17 X Nelson e As Noivas de Nelson (adaptação de Marco Antônio Braz, baseada em contos de “A Vida como ela é”).
Por Nelson Baskerville

Texto: Nelson Rodrigues
Direção geral: Nelson Baskerville

Elenco: Adilson Azevedo, Adriana Guerra, Carolina Parra, Carol Carreiro, Gabriela Fontana, Luciana Azevedo, Marcos Ferraz, Michel Waisman, Rafael Augusto, Rafael Boese e Willians Mezzacapa

Figurino: Marichilene
Assistência de direção: Carolina Bastos
Cenografia / Iluminação / Trilha: Nelson Baskerville
Musica composta e direção musical: Ricardo de Castro Monteiro
Aderecista: Marcela Donato
Produtora: Sinal Vermelho Filmes

Teatro de Arena Eugênio Kusnet(99 lugares)
Rua Teodoro Baima, 94
Informações: 3256.9463/3259.6409
Quartas e Quintas às 21h30.
Temporada: até 23 de fevereiro

Nenhum comentário: