29 dezembro, 2008

Que o final de ano junto do novo.. faça da sua verdade UMA VIDA FELIZ.

A verdade era um espelho que deus tinha no céu e se quebrou em milhares de pedacinhos.
Alguns aqui na terra acharam uns pedaços e cada um sem saber que outro tinha um pedaço, jurou ser dono da verdade.
Uns mataram pq tinham a verdade na mão. Outros mentiram, outros omitiram e obrigaram outros a seguir a verdade que tinham nas maos.
Empresas criaram regras em cima de cada pedaço de espelho que encontraram... algumas até editaram livros com mandamentos, segundo seus interesses.
Mas ai deus viu a briga humana pelo poder e controle de outros seres humanos e fez saber que havia mais pedaços, que a foto da vida só se completava na hora que os milhares de pedaços que formam a verdade inteira fossem achados. O quadro de quebra-cabeça da vida humana estava então desencontrado.
A humanidade começou a perceber que se não se juntasse pra juntos somarem suas verdades, nunca montariam a vida, a felicidade.
Pequenos grupos então resolveram agregar pedacinhos e mais pedacinhos que começaram a aparecer até que um belo dia se formou o quadro com quase a totalidade dos pedacinhos e a vida ficou mais clara por toda a terra. Os poucos pedaços que faltaram, Deus os reservou pra um futuro próximo, traduzido em cada um de nós, em um novo tempo um novo entendimento de vida.
Portanto se vc se sente injustiçado, triste.... pense: a sua verdade de vida só vai ser maior quando estiver junto de outras verdades achadas e cultivadas ao longo da vida de cada um...ora também verdades.
Conclusão... faça amizades de luz não de luzes disfarçadas de sombras. E acrescente mais vida a sua história humana.
FELIZ ANO NOVO.

Adap: Figueira Junior

04 novembro, 2008

Entrevista pra A.bell

Pesquisa informativa
01-Qual o nome completo?
Figueira Junior
02-Qual a definição de dublagem?
Dublagem é uma arte pela qual, pessoas que não foram privilegiadas com uma segunda lingua, podem entender o produto dublado em sua lingua nata.É tb um recurso para que se observe melhor, no total, a obra em questão. Se quero assistir e não ler uma obra, tenho essa opção.
03-Como você entrou nessa profissão?
Faço teatro desde criança e num determinado momento (1987), havia estágio na Álamo para dubladores e acabou dando certo. Não parei mais.
04-O que mais gosta em ser dublador?
Sou um ator, gosto de atuar e dublagem me permite tb fazer isso. Mas existe um desafio maior, já que estou interpretando ou melhor, dando vida a um trabalho já existente.
05-Quais os desafios dessa profissão?
Os desafios de qualquer profissão. Precisa antes de mais nada que o mercado te absorva. Precisa estar dentro das regras, da legislação. O dublador precisa ter o DRT (registro na Delegacia Regional do Trabalho, como ator). Claro que não pode faltar o carisma, o talento. Assim como não pode faltar a destreza para um bom advogado, tb não pode faltar reflexos para a arte de dublar. Mas uma vez inserido no mundo, o ser humano só terá desafios pela frente. Dialogar com seu semelhante, ser uma pessoa do bem. Hoje não basta somente talento, aquele que antes explicava o sucesso de certos gênios da antiguidade, ainda que fossem pessoas introvertidas etc. Hoje em dia há que ter tb talento social, o que exige um bom convívio entre os colegas de profissao...qualquer profissão.
06-Quais dubladores que admira?
Não tenho preferência por colegas. Admiro todo e qualquer ser humano que consegue viver de sua profissão. Talento sempre será questionável. Uns vão gostar mais de x fulano, outros de y. Assim é a vida. O mercado por si só peneira ou filtra nossos comportamentos e ai a coisa vai ou não vai. Estimo que na arte de ensinar nos colégios seria mesma coisa né? Temos professores menos ou mais alguma coisa, assim ou assado...mas essas coisas sempre são avaliadas de algum ponto de vista. Nem todos pensam igual. Só sei que os que ficam, são aqueles que de alguma forma se esforçaram e melhor falam a lingua do sistema.
07-Quais personagens mais conhecidos você já dublou?
Ai vc pode dar uma olhada na minha página http://www.figueirajunior.rg3.net/ , ali tem um referencial do que tenho feito. Entre eles tem o JIM do American Pie 1 e o Fry no Futurama, Androide 17, entre outros.
08-Qual a maior dificuldade encontrada nessa área?
A pergunta 05 está parecida...mas a resposta ainda é permanecer no mercado, isso é assim em qualquer área. Hoje em dia a vida, nosso trabalho, exige relações humanas e elas contam muito, são o divisor, desde claro que haja talento para o assunto em questão. Se não estudei medicina não adianta, não basta ser boa pessoa, ter talento social, o sonho de ser médico murcha.
09-Como avalia a projeção da dublagem desde quando começou até os dias de hoje?
Isso tb na minha opinião é relativo. Claro que tivemos uma melhora fantástica graças aos equipamentos que usamos hoje.Antigamente era muito artesanal o processo de dublagem. Hoje cada um de nós entra no estúdio e dubla sua parte. Temos várias pistas no computador para colocar nossas vozes. Sim pq ao contrário do que muito gente pensa....na dublagem só se mexe no canal de voz do filme ou do produto dublado. Aquele filme que tem um som ruim, continuará tendo um som ruim. As pessoas podem dizer que não curtem a voz do ator que dubla, mas precisam saber que salvo raras excessões, não se mexe no som do filme. Portanto essa história de som original...é meia boca. Mesmo pq o filme é rodado e depois mixado, finalizado, poucos têm som externo direto. Sempre vão ser dublados e mixados no estúdio, na finalização. Portanto o que assistimos, achando que é "original", na verdade é dublado, salvo raras excessões.
10-Você tem informação de qual foi o primeiro filme a ser dublado em São Paulo e no Rio de Janeiro? Que ano foi? Era destinado à TV ou ao Cinema?
Infelizmente não tenho essa informação de cabeça neste momento. Conforme respondi no e-mail anterior temos um forum http://br.groups.yahoo.com/group/dublagemnobrasil onde participam vários dubladores e fãs de dublagem no geral. Com certeza algum deles poderá ter essa resposta.
11-Qual a reação do publico?
Em qualquer área temos alguém produzindo alguma coisa e alguém que recebe essa coisa, seja valores humanos ou então um produto fisico, como um aperto de mão etc. E ai entramos naquele estágio da vida...onde teremos quem curte nosso trabalho e os que não curtem. Tem os que preferem abraçar e os que preferem aperto de mão.Aqueles que defendem a dublagem, que valorizam a nossa lingua, que preferem ASSISTIR o filme em vez de LER o filme, vão adorar e falar bem, vão reagir positivamente. Cada um tem seu motivo, sua explicação pra curtir um assunto x. A tendência é sempre achar que o que é bom pra nós, deve ser o que TEM QUE SER pra todos, ainda que não seja a realidade da maioria. Os que não curtem, que são contra, que por desinformação ou por n motivos não gostam de ouvir o português (tem gente que cursa inglês, e acha legal treinar, enfim temos vários motivos), esses vão preferir legendado. Ou no original. Mas democracia é isso. Termos pra esse pessoal um canal ou tecla SAP que passaria o original, e uma opção dublada para a outra parte.
12-Você tem informação de qual foi o primeiro desenho dublado em São Paulo e Rio de Janeiro? Em que ano?
*Infelizmente vou ficar devendo essa. Mas lembrei de um site: http://www.retrotv.com.br/ ali eles comentam e tem muito assunto sobre material antigo. Espero que ajude vc.
13-Você tem informação de qual foi a primeira novela dublada em São Paulo e no Rio de Janeiro? Em que ano?
Essa é outra que vou ficar devendo. E vc tem as mesmas fontes já fornecidas, caso ajude.
14-Existem alguns tipos de preconceitos quanto à dublagem?
O preconceito está ou faz parte do ser humano...temos em todas as áreas gente que não teve o privilégio de ver a vida como ela é. Então para sobrevivência pessoal, essa pessoa cria máscaras e elas são o maior veículo do preconceito. Temos que saber lidar com isso. Sou totalmente contra. Mas tenho pena de quem tem esse tipo de comportamento. Precisa de mais luz, de experiência de vida. Perceber que só vai evoluir quando se despir de qualquer tipo de preconceito. Ai então vai perceber que o mundo não gira em torno de si e sim de mais outros milhares de pessoas. Que as leis da natureza estão ai pra todos, independente de cor, raça ou religião. As leis do homem facilitam o preconceito sim... são feitas pra produzirem valores que beneficiem poucos em detrimento de muitos. Então respondendo a sua pergunta, existe sim. Tem gente que tem baixa auto-estima e por não saber lidar com o sistema, acaba levando o que o grupo à volta dela impõe. Claro que temos regras a cumprir. Mas falo de coisas, como aquela figura que entra numa loja pra comprar a camiseta que vê na vitrine. A cor e o estilo são perfeitos pra ela. Acontece que não tem mais nenhuma camiseta na loja. A vendedora, que claro faz o trabalho dela, vai dizer que aquela, até combina com o cliente, mas na verdade ele fica melhor com a cor X, que por acaso é a que tem na loja. Se o cliente tem pouco auto-estima, vai levar aquela cor que não curte. E alguém marcou ponto em cima de alguém. Assim é numa locadora. Não tem um X filme dublado...mas a mesma técnica é usada com a maioria que pergunta se tem dublado. Ai a famosa resposta/pergunta: "Jura que vai querer dublado? É legal sim...mas legendado é mais legal, pq assim da pra vc treinar o inglês, já pensou vc nos EUA, falando inglês?". "Algumas partes" precisam faturar. Paga-se em média pra dublar um filme, uns 7000 reais, já pra legendar, em torno de 800 reais. Vc não acha que é mais do que obvio que teremos um "lobby" contra filmes dublados? Enfim...ficaria aqui expondo n motivos.
15-Quais os cuidados para cuidar da voz?
Os cuidados que o ministério da saúde adverte ao ser humano hehehe (brincadeira). Ai entra o comportamento de cada um de nós. Tem gente que fuma e isso dificulta tudo na vida...mais ainda pra quem usa a voz. Aqueles cuidados básicos de que já conhecemos. Não tomar gelado, não usar a fala sem técnica. Por exemplo o cara precisa gritar...mas se não existir técnica, talvez fique rouco. E essas técnicas aprendemos na escola de teatro. Assim como dar aula num colégio exige certas regras....no teatro tb temos algumas, que nos ajudam, tornam o produto final melhor.
16-Qual idioma é mais difícil de dublar?
Eu em particular acho mais dificil o japonês, pq não entendo nada dessa língua. Claro que o dublador que estudou um pouco de japonês talvez não responda dessa forma. Mas como a maior parte dos produtos dublados estão em inglês...a gente vai acostumando com a lingua e fica mais fácil.
17-Tem alguns personagens que gostaria de ter dublado?
Gostaria de ter dublado tb os outros episódios de America Pie, além do 1. Eles foram dublados no RJ. Isso acontece muito na dublagem. E tem a ver com custo e sentimentos pessoais entre as praças, distribuidoras...assuntos alheios ao meu alcance. No mais me sinto realizado...trabalho no que gosto e sempre tem alguma coisa pra dublar...não diferencio personagens...pq sei que uma hora tem um que representa uma coisa e em outro momento, outra, outro tema. Adoro essa diversidade. Nem encano.
18-Que dica você daria para quem pretende exercer essa profissão?
Muita garra, muita persistência e se realmente for a área que a pessoa se realizaria, lhe traria satisfaçao pessoal, então ir em frente. Não existem coisas dificeis e sim mal administradas. Não deu certo uma vez? Tente outra e mais outra. Até um momento que verá se é realmente aquilo que quer. Às vezes a midia sugere temas com os quais a gente não se identifica...mas a forma como são sugeridos nos fazem achar que sim. Por isso a necessidade de avaliarmos sempre, mastigar aquilo que o universo nos dá. Pensar sempre que ninguém escolhe por nós, o sistema apenas sugere. Em tudo na vida é assim. Profissões são relacionamentos, casamentos.
19-Como você se sente ao escutar a própria voz?
Me sinto bem, como alguém que conseguiu fazer alguma coisa que curte, que deu conta do recado. Alguns podem curtir menos outros muito mais. A satisfação pessoal é muito grande. Acho que cheguei numa fase da vida que acredito que sei fazer meu trabalho. Não parei nunca mais de me abastecer de valores novos, de sempre estar me reciclando, aprendendo. O carinho dos fãs nos ajuda a levar o barco.
20-Como caracteriza a dublagem nacional?
Uma das melhores do mundo.
21-Qual sua opinião de São Paulo e Rio de Janeiro dublarem o mesmo filme com vozes diferentes? È possível isso? Ninguém sairá prejudicado?
Ai se trata de mercado, do interesse financeiro que rola entre empresas que não respeitam o publico, o povo tb, que por sua vez não tem o hábito de reclamar. Quem sai prejudicado é aquele pedaço da população que não sabe ler ou tem dificuldade de ler. Claro que se o personagem ou ator não tem tanto filme, não é conhecido ainda tudo bem...outro ator dublar. Mas imagina a Hebe Camargo mudando de voz? Ficaria estranho não? Assim tb é com filmes, atores ou atrizes que são mudados pelas distribuidoras e ou estúdios, quando já dublam determinado ator hà algum tempo. Acho que o publico deveria reclamar mais. Mas não somente com dublagem. Isso deveria estar no dia a dia de cada um de nós. Imagina,o cara vai na padaria e não toma 5 centavos de troco pq "tudo bem", leva em balas, mesmo não curtindo a idéia. Se for invertido e não tiver os 5 centavos o dono da padoca torce o nariz. De novo nossa cultura. Mas está melhorando.
22-Como esta o mercado de trabalho para o dublador?
Nada bom neste momento pra quem ingressa. Isso não é uma coisa só da dublagem. Isso é o reflexo do mundo globalizado. O dublador é um ator e atua tb em outras áreas. Então quando não está dublando, pode estar fazendo um espectáculo etc. Ou parado...afinal é um cidadão que tb está a mercê das coisas da vida.
23-Há um reconhecimento do trabalho dublado por parte das distribuidoras, canal e dos fãs?
O reconhecimento na vida em certas áreas é sempre proporcional ao que o produto retorna como investimento. Se vc dá uma aula maravilhosa, receberá como reconhecimento o carinho dos alunos. Eles vão espalhar que vc é um cara legal (a memética explica isso, se tratam de memes). Terá melhores resultados na vida. Claro que no capitalismo alguns "fatores" alteram alguns produtos, mas... faz parte do pacote da vida. Dublagem tb, se fazemos um trabalho legal então haverá um fã ou alguem que dirá parabéns. Ainda tem muita gente que curte nosso trabalho e nos cumprimenta pelos trabalhos feitos.
24-Porque o dublador se torna uma pessoa anônima? É alguma exigência?
Não em absoluto. Temos dubladores que fazem seu trabalho mas tb atuam na TV e são conhecidos (o famoso S Peru, o Selton Mello). Poucos mas temos. A realidade é que nosso trabalho não precisa mostrar o rosto e só aparece mesmo, quando alguém como vc por exemplo, tem curiosidade e nos faz perguntas. Tem todo o ano, eventos sobre ANIMES, onde o pessoal que curte esse tipo de produção se reune e comenta sobre nosso trabalho. Damos entrevistas, eles filmam etc. Mas como já é de esperar as TVS que deveriam passar mais coisas dubladas, poderiam ir até lá e filmar, fazer reportagem do evento, não fazem isso, não é interessante ajudar nesse lobby. Conforme a resposta da pergunta 14, talvez o preço não seja encoragedor, ai temos um circulo vicioso.
25-Existe algum órgão que fiscalize as obras dubladas das legendadas?
Não que seja de meu conhecimento. Existem projetos de lei que tentam fazer com que se duble mais. Melhor que tenhamos opção dublada e legendada, em respeito ao povo, à democracia. Ao direito de quem não curte dublado, tb assistir no original. Acontece mais nas TVS abertas. As próprias emissoras revêm a produção depois de dublada....existe alguém responsável por isso nas TVS. Mas o que rege mesmo é ainda o mercado, a audiência.
26-A dublagem nacional corre risco de acabar?
Não acho....o que tende é sempre mudar a forma como se vê a vida, mas isso já desde a idade da pedra acontece. Pode ser que mude a forma como se assiste aos filmes etc. Antes não tinhamos tecla SAP, agora temos. Antes dublávamos todos juntos por não termos pistas suficientes e tal. Hoje tudo mudou. Mas sempre haverá povo e povo precisará ver filme dublado. Mesmo que os "intelectuais" queiram LER pra aprender, treinar mais outra lingua, queiram impor estilos de vida. Meu SONHO, é um dia TERMOS O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA, onde tenhamos um DVD por ex com opção de legenda e dublado. Isso já acontece com mais frequência, mas pra vc ver como anda a auto-estima do Brasileiro, ele aluga ou compra um DVD com legenda em espanhol pq acha que " quem sabe, poderá entender mais ou menos", em vez de reclamar o produto na sua própria lingua. Enfim. O país vende DVDs com legenda em várias linguas menos português. Tem Dvds que são vendidos no Brasil com dublagem em outra língua e em português não. Pior que custam o mesmo preço dos que estão dublados em português. Se não tem a dublagem na língua pátria deveria custar menos sei lá. Não é a toa que os tais canais pipoca têm uma audiência maior do que outros.
27-O que é Anime? E qual é a pronuncia correta?
Anime é um desenho que tem como procedência autores, produtores orientais. Produções feitas no oriente, especialmente no Japão. Quanto à pronuncia, há controvércias. Uns acham que fica mais bonito imitar a tacadinha que o japonês dá quando fala e então falam ANIMÊ. Outros já preferem falar anime. Eu tenho escutado mais anime (sem acento). Dragon Ball Z que tb fiz o Androide 17 é um anime - Futurama onde dublei o Fry não é considerado anime, foi produzido nos EUA, do mesmo autor dos Simpsons.
28-Há quanto tempo existe a dublagem de anime?
Ai vou ficar devendo essa. Mas sinto um movimento maior na dublagem no assunto animes a partir do desenho: CAVALEIROS DO ZODÍACO. Claro que depois foram buscando outros desenhos mais antigos, produzidos no oriente.
29-Quais estúdios do Rio de Janeiro e São Paulo que dublam anime?
Tanto Rio e SP dublam animes. Prefiro responder que as duas praças dublam qualquer trabalho. Mas como referência o DRAGOM BAL Z por exemplo foi dublado na Álamo, com alguns capitulos dublados em mais dois estúdios (DPN e Parisi Video).
30-Há quanto tempo existe a dublagem de anime?
Ai mesma coisa para qual o primeiro desenho. Fico devendo mais essa.
31-Quais critérios são utilizados para escolher as vozes para dublagem do Anime?
Não existem critérios para animes e para outros trabalhos...o critério é sempre o mesmo... achar um dublador que pelo menos na opinião do diretor que escala, seja adequado ao personagem. Que na opinião do mesmo, faça bem, o trabalho em questão. E entra aí aquele talento falado acima...onde o dublador que mais se destaca no mercado, melhor desenpenha seu trabalho (ai junta o talento nato com o talento social), trabalha mais.
32-Quais são os melhores timbres de voz para dublar desenho?
Isso tb não tem uma resposta exata, depende do personagem, do desenho...mas claro que quando o ator tem mais facilidade pra fazer o famoso caricato, que saiba fazer tipos, ajuda.
33-Qual o perfil do ator que dubla anime?
O mesmo do que dubla outros trabalhos. Depende do talento social, de como ele se comporta no mercado...como em todas as profissões. Mesma coisa que perguntar qual o perfil de um professor que dá aula de Biologia. Depende da pessoa, temos vários tipos de seres humanos.
34-Qual critério para ser um dublador diferente dos demais?
Ai entra um pouco de cada resposta minha às suas perguntas. Primeiramente o talento. O diferencial seria: como essa pessoa se comporta, se relaciona com a vida.
35-Existe reconhecimento dos fãs?
Já está implícito em respostas minhas, que sim. É muito legal esse reconhecimento. O que alimenta o ator, esteja ele no mercado da dublagem ou não, na verdade é esse carinho todo.
36-Qual é mais fácil dublar anime, filme, ou seriado? Porque?
Diría que tem trabalhos mais fáceis ou nem tanto, mas não por serem animes ou não...e sim por serem personagens que exigem mais esforço da parte do dublador. Mesmo pq encaro todos, até as pontas, um trabalho sério. Afinal tem alguém ali trabalhando e precisamos respeitar aquela unica falinha ou então aquela longa fala, do mesmo jeito.
37-Existe alguma técnica para dublar anime?
Como em qualquer profissão temos técnicas sim. Temos a experiência do treino, da escola, dos trabalhos feitos em teatro. Por isso a importância de ser um ator. Um ator teve a oportunidade de estudar melhor os sentimentos do ser humano. Exercitando vários personagens enquanto cursava, vendo o que estava errado ou em que poderia melhorar etc, avaliar os trabalhos que realizou. Isso serve pra tudo na vida. Mas tem gente que já nasce com esse dom.
38-Geralmente os dubladores de anime são adultos ou crianças?
Hoje temos a facilidade de criançcas serem dubladas por crianças mesmo...a não ser aqueles bebês, que ainda são mulheres que dublam. Mas veja bem. Dublador não é dublador de anime ou de outros trabalhos...ele dubla o trabalho que for chamado pra fazer...seja anime ou não. Tudo são trabalhos pra serem realizados, que precisam ser "traduzidos" para nossa lingua.
39-Uma criança pode dublar a partir de qual idade?
Desde que saiba ler bem e consiga dar vida ao personagem. Isso acontece na média, a partir dos 6 anos.
40-Qual foi o primeiro desenho dublado no Brasil? No Rio de Janeiro e em São Paulo?
*Isso talvez consiga saber nos meios de que já mencionei. Fico devendo essa tb.
41-Ao dublar determinado boneco o dublador corre o risco de ficar caricato? Porque?
Boneco na dublagem é aquele ator que o dublador sempre dubla. Por exemplo. O Ator que dubla o Tom Cruise dirá que um dos bonecos dele é o TOM Cruise. Quanto a ficar caricato não corre esse risco não. Se o personagem não é caricato então não será dublado como caricato. Se for o caso, será dublado como tal e claro será conhecido como uma voz caricato...mas um ator profissional, um dublador, não corre esse risco.
42-Como é a aceitação do público? Há mais fãs de anime ou de filmes e seriados?
Ai, diria que temos a vida como um grande super mercado, onde tem gente que compra um pouco de tudo em todas as gondolas, ou somente em algumas gondolas. Cada um fica fã de um produto. Caimos de novo no padrão. Vamos ter gente que curte dublado pelo fato de ser dublado, não curte anime, mas não associando ao fato de estar ou não dublado. E gente que curte ler um filme em vez de assistir. É a diversidade da vida.
43-Como você avalia a importância da dublagem no Brasil?
Um item necessário para que o povo possa ter direito a ir num cinema por exemplo. Tenho escutado comentários de pessoas onde a mãe nunca foi no cinema, pq não consegue ler uma legenda, ainda que adore cinema. E olha que uma delas por exemplo me falou uma vez que adoraria, mas infelizmente não dá, pq não vai ficar com alguém do lado lendo o que estão falando no ouvido dela, isso é constrangedor.. O sistema privilegia um grupo de pessoas, esquece a maioria.
44-Existem algumas referencias bibliográfica ou documentário sobre a dublagem nacional?
Infelizmente não temos muita coisa não...o que temos são os colegas mais antigos que vão abastecendo a história com sua experiência. Aos poucos estão pipocando páginas de gente que curte dublagem e acaba de forma ou de outra "pescando" informações sobre dublagem. O Brasil infelizmente não tem esse cuidado com os artistas. Não só com artistas, né mesmo. Aposentados, professores etc. Diria que professores por exemplo são muito mal remunerados, não têm o devido apoio do sistema, num país que precisa cada vez mais de ensino.
45-Em pleno século XX, com o avanço da tecnologia, como se encontra a dublagem nacional?
Ótima. Cada vez melhor no quesito qualidade. Cada vez mais fácil se dublar um filme. A tecnologia veio pra ficar.
Obrigado por responder as perguntas
Espero ter ajudado..abraçco
Professor a.bell
Figueira Junior

DUBLAGEM FALSIFICADA.

Nascido para lutar !Porque para dublar...Infelizmente assistimos na dublagem aquilo que vemos em determinadas áreas da vida.Basta ver um pouco de TV nos horários onde temos a produção dublada. Podemos ver e sentir, quão péssimo é ser alvo de falsificação grosseira de um produto chamado: dublagem. Não é de estranhar uma dublagem falsificada dessas, de 5º, já que temos notícias de que até dentro de supermercados, temos azeite falsificado, em farmácias remédios falsificados... enfim. A dublagem de pessoas em certos filmes, mais parecem personagens de desenho animado. Algumas reações de socos, etc, são inverossímeis, muito altas e em contrapartida os gritos e gemidos baixos demais ou enexistentes pra tanta pancadaria...pfff, uma M&E q não convence.Tudo para tornar mais barato um produto que não melhora sendo feito por pessoas não habilitadas. Dá nojo de ver como falsificam um trabalho, que ajuda os mais incautos e avessos à informação, a pensarem que dublagem é aquilo ali. Um desrespeito aos profissionais que batalham arduamente e se esforçam pra fazer um trabalho decente. Tudo para tornar o custo mais baixo...sem um limite do ridículo, sem respeito por quem assiste.Acontece pelo que escutamos, que pessoas não habilitadas, estariam dublando em Miami por exemplo. Garçons, comissários de bordo que foram ganhar a vida por lá e nas horas vagas fazem um bico, dublando produções que usam amadores pra finalizarem um trabalho precário. Fica estranho confiar um produto como a dublagem a não profissionais. Seria como confiar a construção de uma casa a uma costureira. Nada contra profissionais de cada área...mas cada um na sua. São anos de estudo para que se entenda de inflexão e interpretação e se doe ao público um trabalho decente. Por isso que as regras existem, para tornar o convívio na sociedade uma coisa mais bacana... e em nossa profissão se exige um DRT de ator ou atriz. Se supõe que o ator ou atriz, uma vez profissional, adiquiriu técnica, trabalhou seu talento para que nas vezes em que for solicitado, forneça um produto de primeira.Esse povo que trabalha nesses filmes, devia fazer uma boa escola. Vergonha de "colegas" que dirigem mal pacas... vergonha de "colegas" que nunca evoluiram.Sim, temos colegas que estão nessa profissão, como alguns pais que educam seus filhos; pra esses os filhos ainda são crianças, nunca deram um beijo, já estão com 20 aninhos, mas pra eles ainda não deram sequer um beijo, não evoluiram a esse ponto.Eles sim não evoluiram, não viram que os filhos cresceram e se tornaram adultos. Bons de beijo. Assim são alguns profissionais, não evoluem e acham que outros ficaram parados no tempo como eles. Não usam mão de obra reciclada, à altura de um trabalho decente. Usam sim aquilo que se iguala à involução desses profissionais. Me dá ansia de pensar em como emissoras de televisão, para tornarem esse custo mais barato, colocam em risco sua audiência, aceitando trabalhos fracos como esses. Tá certo que a arte de dublar não impôe um atestado de vida ou morte, como é solicitado ao médico e profissões que envolvem a vida, mas também não se pede diploma para vender azeite no supermercado e nem por isso se deve consumir um produto falsificado, é legal que ele esteja na "prateleira" em condições de uso, com limites minimos de consumo.Não sou ingenuo de achar que no mundo, não temos algumas exceções, uma pequena margem de erro ou de erros. O que acontece é que essa margem aumentou muito, está se tornando regra. Talvez o lobby para tornar produtos mais baratos, e lucros sempre altos, esteja muito forte e o povo, cansado de reclamar, esteja perdendo a batalha...será? Talvez digam que o povo não reclama, escondendo a lista dos reclamantes. Talvez digam que segundo pesquisas, o povo prefere assim, mas nunca mostram essas pesquisas.Ainda temos muita gente que se indigna, reclama.Percebe-se que o mesmo pessoal que dita regras, que faz parte desse lobby, tem em sua opção de vida, de compra, de uso dos produtos, a facilidade de escolher o que quer; opção dublada, legendada, tv a cabo, um azeite melhor (vai num supermercado mais confiável). Já o povo não tem. A única opção é a tv aberta, o supermercado da esquina. Não tem carro pra andar atrás da melhor opção, condições de averiguar a veracidade dos remédios...enfim...Nossos ouvidos sentem o desprazer de ouvir um trabalho amador desse nivel.Pena.
Figueira Junior

Teoria do HD

Quando vc nasce, está ou é um "HD" zerado.O sistema instala em vc vários programas, várias psicocoisas entre as quais, programas sociais, como aquele que fará vc atravessar o farol somente na faixa - respeitar o pedestre, e se vc estiver dirigindo, de somente passar no farol verde etc ...Estes até que são necessários para se viver em comunidade. A sociedade precisa de regras pra se organizar.Instalam tb, que vc deve casar e ter muitos filhos, isso na idade média geraria mais mão de obra...Nos tempos atuais talvez sirvam pra receber bolsa família e aumentar o numero de votos. MAS Aíiiiiiiiiiiii...vc cresce e lá pela adolescência vai se incomodando com alguns programas, percebe que alguns estão sobrando, são desnecessários, vieram apenas como plus, beneficiar um modelo de sistema. Percebe então que O SISTEMA estava sem antivirus, ou que ele está vencido, com um modelo arcaico, e acaba pegando umas viroses sociais. Entao cê começa a batalhar pra se manter de pé sentimentalmente, e já mais de acordo com seu novo ponto de vista de vida. Alguns vão direto pro sofá dos psicocoisos, deixar alguns dólares com cheiro de cueca. Começa a sentir calafrios só de pensar em alguns programas instalados que VC NAO CURTE.Inicia a batalha pra REMODELAR ou FORMATAR O PC INTERIOR - zerar o hd interior. Os menos privilegiados do sistema têm que fazer isso sozinhos, no ombro do amigo. Vc formata ou tira TODOS OS VíRUS e começa a instalar os programas que acha bacana, incluindo alguns sociais, necessários ao bom convívio entre o coletivo. Agora está ficando adulto, instala somente programas que LHE INTERESSA descartando aqueles que o povo, o vizinho o amigo a amiga ou quem quer que seja, coagiu e instalou à sua revelia, senão vc arderia no fogo do inferno - rogai por nós pecadores ei ai ai.Entra a fase onde se sente melhor, usa os programas sociais pra exercer a cidadania... mas não mais como plus e forçado.É educado no elevador, sabe diferenciar o excesso.Quando vai no supermercado da vida, sabe diferenciar as gondolas certas, dos produtos de fato necessários e compra apenas o que vc utiliza e quer.Sim pq a vida é um supermercado e por isso nessas gondolas pegamos as energias que nos satisfazem.Está no papel do supermercado e seus donos, fazerem marketing, induzindo vc a comprar pela aparência, pelo cheiro etc.Mas agora mais preparado, com seu hd já formatado, vc consegue passar pelo caixa,mais leve... feliz, convivendo bem com esse marketing dos memes.Assim nessa nova ordem de vida vc tem mais memória RAM pra usar em outras coisas.Sobra até pra falar melhor com Deus... já que na fase anterior, programas mal instalados e mal configurados, viviam discando sozinhos para a internet da vida e faziam downloads tanto de novos programinhas como de virus e worms, confundindo vc e usurpando sua memória interior, sua energia, interceptando conversas com Deus e olha ai o "pedágio".As paradas, os paus eram constantes.Viva a nova fase.Viva o HD configurado.
Figueira Junior

26 outubro, 2008

A verdade e a psicocoisa !

Geralmente o dono da verdade oprime seu parceiro e inibe a criatividade. No campo ideal, todos deveriam respeitar e deixar com que os outros se expressassem com direitos iguais. Sem preconceitos, sem rótulos...mas isso no campo ideal. "Onde temos razão não podem crescer as flores", dizia o poeta israelense Yehuda Amijai. A frase é útil pra mostrar o conflito entre convicção infléxivel e florescimento da criatividade. Serve em especial aos pombinhos que se acham donos da verdade. Atitude que contraria os princípios do amor, um encontro criativo e libertário entre duas pessoas que se estimulam reciprocamente". (Paulo Sternick - psicanalista)O cuidado humano transcorre de uma educação ditada pelas regras do bom senso.
No começo de uma relação, tudo em geral é muito agradável. Fica muito saudável descobrir como no outro tudo é perfeito. Cada atitude no outro é uma aventura. Fazemos vistas grossas para os defeitos e hábitos que não curtimos. Depois de um tempo a relaçao passa a ter um contorno mais humano... e as diferenças começam a ter um outro tom... a cor real da vida fica mais sólida, mais forte e ai passamos a avaliar também essas características. O tempo pra se aventurar em cada atitude nova no outro, diminuiu. Os poros das diferenças... aumentam de tamanho, olhando de um angulo aumentado pela lente que ficou anestesiada pela paixão e vemos algumas imperfeições. Vemos o ser humano.
Isso tudo claro, gera amadurecimento. Nesse meio tempo é onde as sensações "horrendas" surgem e o outro normalmente passa a ser inconveniente e não raro um quase demônio. Numa relação normal, pessoas e individuos co-existem, aprensentando comportamentos ora passivos ora mais ariscos. Todos se esforçam (todos?) para entender os outros, achando que nunca invadem o terreno alheio.
No campo real a tradução de vida muda para cada um e um valor positivo para uma pessoa pode ser negativo para outra. Até as paredes sabem que muitas são as vezes em que magoamos as pessoas e somos magoados, porque o fator ou filtro, que rege onde começa nosso direito e termina o do outro, está com "defeito", em conflito. Dependendo da educação a pessoa tende a achar que o outro veio para servi-lo. Um prego retirado depois de pregado, fez um furo e deixou uma marca. Ainda que se recapeie a parede da alma, existe uma transformação ali com o furo. Normal uma vez ou outra o individuo apresentar um comportamento fora do comum, xingar, pregar um prego na alma do outro. Já se isso se mostra várias vezes, se incorpora no perfil, ninguém merece. Uma avenida assim merece um desvio, leva a lugar nenhum. Deturpa o caminho da felicidade impondo um estilo que não acrescenta nada na espiritualidade desse ser.
Diferenças são normais lógico... mas quando elas geram imposição, seja pelo poder econômico, pela palavra bringuenta ou autoritária, acaba comprimindo ainda mais a outra pessoa envolvida, que deixa de crescer, é tolhida. Não raro, o conceito beleza deturpa o diálogo. Pessoas autoritárias quase sempre se julgam donos da verdade e sempre querem as coisas à sua maneira, temem o diálogo. Têm pouca tolerância com limites e erros alheios... atraindo geralmente pessoas indefesas e muitos sensivéis. Inúmeras vezes se volta a afrouxar o filtro da avaliação para novamente sentir o encantamento no outro, tentando ver a parte boa... mas nossa parte humana não tolera isso e em muitos casos passa a ser o início do fim de um relacionamento. As psicocoisas atrapalham as coisas. Amar a imperfeição e diferenças do outro e de si mesmo é puro amor. Administrar isso de forma pacífica sem tolher o outro pode ser o fator para que uma relação dê certo... consiga aumentar felizes anos a uma conta que cada vez decresce mais. Deixar psicocoisas crescerem machucando a alma sem tocar no assunto no dia a dia com um diálogo manso e sereno... destroi aquilo que a alma constroi. A tendência num primeiro papo é que o diálogo seja acusatório... afinal ninguém acha que errou, será sempre o outro, pois a intenção era crescer e ser feliz para sempre. Diálogos assim tornam as relações superficiais.
Geralmente a parte respeitosa e madura vai escutar e procurar entender a atitude que teve, não a repetindo. Nesse treino e busca diária pela perfeição, pela felicidade.... ainda se consegue lidar com um par, com outra energia do bem, a experimentando, se deixando experimentar.
Figueira Junior

19 agosto, 2008

Chutando o balde – Stand-up Comedy

Chutando o balde – Stand-up Comedy

De cara limpa atores sobem ao palco do Teatrix para alegrar o fim de semana paulistano.Num país onde só estruturas fortes e carimbadas monetariamente têm vez...e nem sempre nos divertem, é de encher os olhos quando vemos talentos que sem estar na mídia resolvem o lazer daqueles que de dispoêm ir ao teatro.Chutando o balde nos envolve e coloca na boca dos atores aquilo que muitas vezes gostaríamos de ter dito em situações cotidianas.Com piadas inteligentes e o talento dos atores, incluindo aí os convidados da semana, o riso é garantido.Às sextas-feiras, a partir das 23h59, Antônio Destro (ator há quinze anos em teatro, televisão e cinema), Aramyz (ator e idealizador do Deboshow), Dinho Machado (ator, diretor e professor de teatro), Leo Chacra (ator, autor, diretor e professor de teatro) e Miriam Palma (atriz, produtora e autora dos textos de comédia mais montados no circuito teatral paulistano), sobem ao palco do Teatrix para transformar o cotidiano em histórias hilariantes.Cada humorista com seu próprio texto e interpretação, seguindo o modelo norte-americano de comédia stand-up, apresenta-se de “cara limpa” num palco que tem como cenário apenas pedestal e microfone.

Ficha Técnica:
Autoria e Elenco: Antonio Destro, Aramyz, Dinho Machado, Leo Chacra e Miriam Palma
Direção: Chutando o Balde – Stand-up ComedyProdução: Aline Alves
Sonoplastia e Iluminação: Marcelo ViollaLocal: Teatrix – Rua Peixoto Gomide, 1.066 – Jardins (www.barteatrix.com.br)
Capacidade: 60 lugares
Quando: às sextas-feiras, até 26 de setembroHorário: 23h59
Duração: 60 minutos

08 julho, 2008

Anime Family - Universidade Gama Filho 2008

Anime Family 2008 - Universidade Gama Filho RJ. Um evento da Yamato onde Figueira Junior e Isabel de Sá estiveram presentes. Uma energia gostosa. Aqui algumas fotos do final de semana que incluem o evento e um passeio feito pelo bairro de Sta Tereza. Neste bairro, artistas plásticos, uma vez por ano em um final de semana, abrem seus ateliês para visitação... onde encontramos raridades em obras de arte além dos trabalhos contemporâneos feitos pelos mesmos. Vale a pena a visita. Espero que curtem. Grande abraço a todos os envolvidos.