22 novembro, 2017

Abraço - porque é importante?

Foto de internet:
 ABRAÇO, porque é importante?

   O dia do abraço é celebrado em 22 de maio.
 
Antes de qualquer coisa, pesquisas que apontam abraço como terapia sugerem também que abraçar estranhos, ou contra a vontade, tem efeito estressante. ok? Segundo a Wikipedia... abraço é quando duas ou mais pessoas, geralmente duas, ficam parcial ou completamente conectadas entre si, utilizando os braços, ou seja, entre os braços. Abraço é usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para/com outra. Através dele, podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação, terror, etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também proteção instintiva. Desejos ou pensamentos que muitas vezes são difíceis de serem expressados por palavras... são facilmente explicados num abraço.
     É possível um abraço "completo", que é quando as duas pessoas se abraçam entre si, ou um abraço unilateral, quando alguém permanece imóvel e a outra pessoa a abraça - o que é chato, mas pelo menos praticam o abraço. Geralmente um abraço é dado pela frente de ambos, mas também pode ser dado de lado ou por trás. Entretanto, a expressão "abraço por trás" pode ter um sentido sexual mais forte.
     Um abraço pode ser coletivo e dado entre mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Um abraço é uma forma de "texto", que expressa sentimentos, que podem envolver interesse, raiva, amor, desejo sexual apenas... ou um cumprimento no politicamente correto.
     Algumas pessoas fogem do abraço porque a cultura de vida delas, traduz a continuação de um desejo sublimado no exercício da felicidade. Outras bloqueiam, fogem disso, porque não prepararam a mente pra receber apenas o abraço e sim o abraço, mais o que a tradução da alma conclui... que pode ser a continuação de carinho mais acentuado, que não foi recebido na estrutura familiar.
     É possível também abraçar objetos ou animais, como por exemplo uma árvore ou um pequeno cão. Algumas vezes, abraços entre amigos pode ser feito ou finalizado com uns tapinhas nas costas. Dependendo da intensidade e forma como é expressado, um abraço pode fazer parte do relacionamento sexual dos seres humanos, despertando tanto no homem quanto na mulher, sinais de libido. Esse tipo de abraço pode ser seguido por um beijo. Apesar de incomum, pode-se dizer também que alguns animais podem abraçar. Uma gorila, por exemplo, pode abraçar seu filhote de forma muito parecida com o ser humano, uma gata pode cobrir seus filhotes com a pata para proteger, e pode ser interpretado por nós como um abraço.
     Um abraço impessoal - geralmente é apenas "falado" e não é dado de fato. Especialmente no Brasil, é comum cumprimentar ou se despedir dizendo "um abraço", mas muitas vezes não abraçando de fato. Esse tipo de abraço impessoal é um sinal de mínima intimidade, mas é comum também entre pessoas desconhecidas. Ao se despedir numa carta, por exemplo, é relativamente comum dizer "um abraço", "abraço" ou "abraços". Na linguagem da internet - o internetês - isso pode ser ainda representado por dois colchetes, desta forma: []'s ou ainda por parênteses assim: ()'s ou mesmo escrito sob a forma de "abç" ou "abs" (não apenas na internet, mas também em uma carta ou bilhete informal). Esse tipo de expressão, no entanto, não é tão comum em outras línguas. No inglês, por exemplo, "hug" pode ser íntimo demais caso seja escrito ou falado e dificilmente tem o sentido impessoal.
     Na cultura popular brasileira, um abraço sexual, exprime uma conotação sexual que inclui o famoso "amasso" ou "abraço quente". Um abraço neste estilo consiste geralmente em apalpar, apegar-se ou apertar mais que um abraço comum. 
     Amplexoterapia - Acredita-se que abraçar seja uma ótima terapia contra a tristeza e a depressão, pois o abraço seria muito mais do que um simples "apertão" de braços, e que no momento que abraçamos afetuosamente a quem apreciamos, transmitimos ali emoções como o amor e a paz. 

 Algumas FRASES de efeito sobre abraço:
 
*Abraço é o encontro de dois corações. (Cazuza)
*Não se engane com um abraço, com um sorriso, pois os falsos também sabem fazer isso. (a/a)
*O coração nunca envelhece. Basta um serviço, um nada, um abraço e tudo nele se ilumina e aquece. (Antonio Feijó)
*Tudo que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve. (Martha Medeiros)
*Abraço tem que ter pegada, jeito, curva. Aperto suave que pode virar colo. Alento, tenso que pode virar despedida. Abraço é confissão. Abraço não pode ser rápido senão é empurrão. Requer cruzamento dos braços e uma demora do rosto no linho.
*Abraço é para atravessar o nosso corpo. (Carpinejar)
*A palavra manda embora e o corpo pede um abraço. (Carpinejar)


1. Abraços protegem contra os efeitos do estresse
Uma pesquisa feita pelo professor de Psicologia da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, Sheldon Cohen comprovou que o abraço protege dos efeitos do estresse, da depressão e da ansiedade. O estudo foi publicado em 2014 na revista científica Psychological Science.

2. Diminuem os riscos de infecções
Durante a pesquisa sobre os efeitos dos abraços em pessoas estressadas, Sheldon Cohen entrevistou 404 adultos saudáveis e, durante 14 noites, indagou aos participantes por telefone sobre a frequência de conflitos interpessoais e abraços que receberam. Depois, as mesmas pessoas foram intencionalmente expostas a um vírus comum da gripe e submetidos a uma quarentena para avaliar os efeitos. Quem recebeu mais abraços teve reduzido o risco de infecções e também enfrentou melhor os conflitos que surgiram. Chegamos à conclusão de que quem recebe um abraço de uma pessoa em quem confia transmite mais apoio e aumenta a própria frequência de abraços. Percebemos também que o abraço reduziu os efeitos nocivos do estresse – disse Cohen.

3. Ajudam quem tem problemas para compartilhar emoções
De acordo com um estudo feito na Faculdade de Artes e Ciências da University of Missouri, nos Estados Unidos, pessoas que sofrem com alexitimia _ termo utilizado para designar quem tem dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos _ podem ser beneficiadas pelo abraço. Em um estudo, publicado em 2011 na revista científica Personality and Individual Differences, pesquisadores dessa instituição mediram o afeto compartilhado em 921 pessoas diagnosticados com alexitimia. Ainda que eles tenham problemas para se relacionar, a comunicação mais afetuosa aliviou a aflição que essas pessoas sentiam e que gestos como o abraço fizeram com que elas liberassem hormônios que aliviam o estresse.

4. Abraço de mãe diminui a ansiedade das filhas
comprovou algo que tem sido dito há muitas décadas: o abraço de mãe é um santo remédio para quem está passando por uma situação de estresse. Em 2010, Seltzer reuniu um grupo de sete meninas, todas com 12 anos, e pediu que elas resolvessem uma série de problemas matemáticos em frente a pessoas que não conheciam. Enquanto elas participavam do exercício, o ritmo de seus corações e os níveis de cortisol – hormônio associado ao estresse – foi medido. Um terço das meninas foi consolada com um abraço de suas respectivas mães, um segundo grupo recebeu uma ligação das mães e o terceiro não interagiu. O efeito benéfico foi o mesmo entre as adolescentes que ganharam abraço e as
que falaram ao telefone. O nível de oxitocina, conhecido como o "hormônio do amor" ou o "hormônio da felicidade", aumentou significativamente nas participantes dos dois grupos e continuo fazendo efeito depois que o exercício foi finalizado.

5. Reduzem a pressão arterial
Em 2013, um estudo da Universidade Médica de Viena, na Áustria, liderado pelo neurofisiologista Jürgen Sandkühler, comprovou que abraçar alguém pode, além de promover o bem-estar, reduzir a pressão arterial e melhorar a memória. No entanto, o efeito só se manifesta se o ato de afeto é feito por alguém de confiança. A "culpa" é da oxitocina liberada no organismo. O hormônio, quando presente na corrente sanguínea, reduz a pressão arterial e diminui a sensação de estresse e ansiedade.
– Nossa pesquisa mostrou que o efeito positivo só ocorre se as pessoas confiam uma nas outras – explicou Sandkühler. Mas atenção: a mesma pesquisa percebeu que abraçar estranhos tem efeito estressante.

6. Aliviam a dor
Na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, a psicóloga Karen Grewn também pesquisou sobre os efeitos do abraço e comprovou que o carinho pode aliviar a dor. Ela e sua equipe recrutaram mulheres que sofrem com enxaqueca e, durante os testes, as participantes relataram melhora significativa na dor de cabeça. A conclusão de Grewn foi de que os cérebro recebe primeiro os sinais de alívio em relação à sensação de dor.

Independente do foco ou motivo pelo qual vc abraça ou deixa de abraçar... pratique o exercício do abraço, saiba separar abraço como energia e terapia de uma trepada. Também não vale sair por aí abraçando que nem louco apenas pra se sentir praticando energia de vida... mas entenda que abraçar... é um exercício... como amar, sentir alegria etc.

Abraço é vida. 
Figueira Junior


Nenhum comentário: