14 janeiro, 2014

Reminiscor

Reminiscor

Os moradores da cidade mítica de Reminiscor enterram seu último filho, rememorando um antigo ritual no qual um amigo do morto chega à cidade para representar passagens da sua vida. Desta forma recontam e revivem suas histórias, para que não caiam no esquecimento.
     Reminiscor é fruto da pesquisa do grupo: O Clã – Estúdio das Artes Cômicas, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, que faz nova temporada de seu espetáculo adulto, na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural FUNARTE de São Paulo, sobre a questão da memória e da ancestralidade.
     O processo, iniciado em 2010, inspirou a criação de máscaras de anciãos pelos atores. O grupo se valeu do rito fúnebre popular da “Coberta d’Alma”, que acontece em algumas cidades e regiões do Brasil, como a base de sua encenação, onde uma pessoa é escolhida para representar o morto e este escolhido deverá ser vestido tal e qual o falecido para que seus familiares presentes possam se despedir dele revivendo momentos importantes de sua vida, fazendo assim com que essa alma possa descansar em paz.
     “Um homem só é esquecido quando deixamos de contar histórias a seu respeito e para não se cair no esquecimento, é preciso viver histórias dignas de serem contadas. O morto vive na árvore, mas vive ainda, obviamente, na mente e no corpo de cada homem ou mulher com quem ele trocou afeto, amizade, solidariedade.”   Manual Mínimo do Ator - Dario Fo.
      O espetáculo potencializa a força das imagens, que são evocadas por meio de uma linguagem fantasiosa e cúmplice do público, e toda a trilha sonora é executada ao vivo, ampliando essa relação. O tema central da obra sensibiliza por se tratar de um pensamento ao qual todos compartilham: a questão da finitude do homem. Desde 2001, o grupo busca um fazer teatral que privilegia a formação, a investigação e a experimentação artística - que são os objetos da pesquisa desenvolvida continuamente por Cida Almeida, fundadora do mesmo. O trabalho efetuado pela encenadora-pedagoga, no qual convergem a pedagogia das máscaras de Jacques Lecoq e a busca da identidade dos artistas a partir de sua história, sua trajetória e suas raízes, vem permitindo o aprimoramento - tanto da formação desses artistas quanto de um método próprio de construção artística do coletivo.

 Ficha técnica:

Elenco:
 Caio Franzolin, Caio Marinho, Gabriel Küster, Julia Pires, Juliana Oliveira, Paula Praia.

Direção e dramaturgia: Cida Almeida
Preparação Musical: Denilson Oliveira
Direção de Arte : Caio Franzolin e Caio Marinho
Figurinos e Máscaras: Caio Franzolin
Cenário e Adereços: Caio Marinho
Iluminação: Ari Nagô
Técnica de Luz: Amanda Massaro
Produção: Clã – Estúdio das Artes Cômicas
Músico Convidado: Leandro Perez
Design gráfico: Rafael Victor
Costureira: Adna Carias
Fotografia: Arô Ribeiro e Michel Igielka
Colaboradores Artísticos: Ailton Graça , Ivanildo Piccoli, Kátia Naiane, Sofia Papo.

Local: Complexo Cultural Funarte
São Paulo – Sala Carlos Miranda
Alameda Nothmann, 1058  Campos Elíseos, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 3662-5177

Duração: 65 min
Classificação Etária: 14 anos

Curta temporada...
Período: 17 de janeiro a 02 de fevereiro
Horário: Sextas e Sábados às 21h. 
Domingos às 20h.
até 02 de fevereiro.

Obs. Abertura da bilheteria 1h  antes do espetáculo.


Informações e contato:
Caio Franzolin -  (11) 9 8160-8983
Cida Almeida – (11) 9 8312-2632
Gabriel Kuster – (11) 9 8177-4843

Vale conferir ;)

Nenhum comentário: