14 abril, 2013

O Casamento

O Casamento

Com Renato Borghi,
Apresentando Diana Bouth como Glorinha.

O Casamento é uma adaptação teatral do romance homônimo de Nelson Rodrigues, com dramaturgia e direção de Johana Albuquerque, numa realização da Cia. Bendita Trupe, em parceria com o Teatro Promíscuo e com a Pad Rok Produções Culturais. A encenação deste texto, que é a súmula da linguagem de Nelson Rodrigues, tem Renato Borghi encabeçando o elenco e Diana Bouth em sua estreia como atriz.
"Paixão, sexo, culpa, perversão e morte permeiam a ação irrespirável ao longo da narrativa do espetáculo, fragmentada em diversos tempos e locações. As cenas são dinâmicas e asfixiantes, subindo a um grau inacreditável: não existe descanso, apenas desejo, transtorno, obsessão..."
Tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro nos anos 1960, com aqueles tipos e situações de que Nelson foi o cronista máximo, O Casamento surpreende pela crueza de sua temática, como também, pela sua originalidade e bem-humorada dramática. Desfilam pela narrativa, além de Sabino Uchôa Maranhão (Renato Borghi), patriarca neurótico obcecado pelas aparências sociais e sua filha caçula, Glorinha (Diana Bouth), a jovem noiva inconseqüente ávida por loucuras juvenis: Dr. Camarinha (Elcio Nogueira Seixas), o ginecologista casto e pornográfico; Antônio Carlos (Daniel Alvim), o galã agressivo, bancado por mulheres mais velhas e sedento por sexo; o Monsenhor Bernardo (Mauricio de Barros), clérigo que ostenta uma religiosidade profana; Noêmia (Regina França), a secretária carente e miserável, apaixonada e desprezada pelo patrão; Maria Inês (Vera Bonilha), a amiga tonta e sensual de Glorinha, que só pensa em Antônio Carlos; Teófilo (Daniel Alvim), o noivo “coxinha”, cuja reputação heterossexual sofre fortes suspeitas; Zé Honório (Elcio Nogueira Seixas), bicha afetada que se vinga do pai moralista e repressor e, ainda, o humilde e passível de pena Xavier (Mauricio de Barros), marido dedicado de uma leprosa.
A ação do espetáculo se passa nas 48 horas que antecedem o casamento de Glorinha, filha de Sabino Uchôa Maranhão, um rico industrial da construção civil. Dr. Camarinha, o ginecologista da família, avisa o pai da noiva que seu futuro genro, Teófilo, foi flagrado beijando um homem na boca. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e humor negro, tão característicos de sua narrativa, além de oferecer um inventário de suas mais caras obsessões. Todas as podridões inconfessáveis dos personagens vão emergindo, transformando a futura e inexorável cerimônia de casamento numa festa grotesca e bizarra.
Autor de uma dramaturgia que foi um divisor de águas no teatro brasileiro, unindo elementos melodramáticos, naturalistas e expressionistas, Nelson Rodrigues tornou-se, com o correr dos anos, uma das poucas unanimidades dos palcos nacionais. O Casamento é o único romance de Nelson Rodrigues concebido sem interrupções, diferentemente de todo o resto de seus romances, escritos em capítulos diários em jornal.

 Romance de Nelson Rodrigues.
Adaptação e dramaturgia de Johana Albuquerque
Concepçãoe direção geral de Johana Albuquerque

Elenco em ordem alfabética:
Daniel Alvim, Diana Bouth, Elcio Nogueira Seixas,
Maurício de Barros, Regina França, Renato Borghi e Vera Bonilha.

Cenário: André Cortez
Figurinos: Simone Mina
Iluminação: Paulo César Medeiros
Direção musical: Pedro Birembaum
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Preparação corporal: Roberto Alencar
Vídeos: Renato Rosati
Fotos: Alexandre Catan
Designer gráfico: Vicka Suarez
Assessoria de imprensa: Morente Forte Comunicações
Administração e leis de incentivo: Patrícia Figueiredo
Assistente de produção: Evelin Luppi
Produção executiva: Gustavo Sanna
Coordenação de produção: Clarissa Rockenbach
Diretor de produção: Fernando Padilha
Produtores associados: Clarissa Rockenbach, Elcio Nogueira Seixas,
Fernando Padilha, Johana Albuquerque e Renato Borghi.
Realização: Cia Bendita Trupe, Teatro Promíscuo e PadRok Produções Culturais.
Idealização de Johana Albuquerque
 Patrocínio: Petrobrás e Unimed Seguros

Teatro Tuca (672 lugares)
Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Sexta e Sábado às 21h30. Domingo às 18h

Temporada: até 30 de junho
Vale conferir ;)


Nenhum comentário: