19 dezembro, 2012

Cia Ballet de Cegos


Cia Ballet de Cegos
Quem nunca teve que traduzir sentimentos, emoções, imagens, palavras... enfim... traduzir pra dentro de sua alma aquilo que os olhos mostraram como sendo uma verdade do universo?
Nós temos olhos, temos uma janela para a alma que nos ajuda na terafa diária de agregar conhecimento e formas de vivermos nossa vida.
Como será que quem não os tem, vive as emocções do dia a dia?
Fernanda Bianchini pensou numa forma de ajudar quem é deficiente visual a ter esses momentos traduzidos por movimentos no palco, por apresentações que enchem nossos olhos e nos vão fundo na alma, mostrando que é possivel interagir pela vida com muito mais linguagens do que imaginamos.
Nem sempre tudo o que vemos parece aquilo que vemos. Ao assistir a aprensentação da Cia Ballet de Cegos... aquilo que via, não era aquilo que parecia (elenco com vista normal) fiquei perplexo com o talento e a aparente facilidade com que o elenco se movimenta pelo palco, nos presenteando com um show de talento.
Uma apresentação sensível, iluminada, cheia de luz e de uma vontade expressa no rosto de cada um que ali atua... de mostrar pra quem enxerga, que quem não consegue fazer isso... pode produzir momentos tão fortes quanto quem tem uma vista normal. Fernanda (bailarina e fisioterapeuta) criou a "A Associação, que existe desde 1995 e é reconhecida mundialmente por um método pioneiro desenvolvido por ela. Por esse método, deficientes visuais aprendem a dançar Ballet de forma graciosa, como qualquer outro belo bailarino. O aprendizado se inicia no toque. O passo é ensinado a cada aluno. O professor, sempre com muito carinho, orienta e repete todos os movimentos até que, em certo ponto, os bailarinos dançam apenas com instruções orais".
No final de 2003, o Instituto de Cegos, decidiu terminar com a atividade do grupo em suas instalações. Para que o trabalho não acabasse, pais, amigos e colaboradores resolveram montar uma associação. Com o nome de Associação de Balé e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, localizada na rua Humberto I, 298, na Vila Mariana – São Paulo, o grupo iniciou uma nova fase, com objetivos mais amplos. "Atualmente na associação temos 10 professores desenvolvendo belíssimos trabalhos".
Entre os objetivos da associação está o de agregar profissionais da área de dança que tenham interesse em trabalhar com deficientes visuais. Assim, deficientes visuais de outros estados poderão estar se beneficiando com a técnica desenvolvida por Fernanda.
A Associação dá aulas gratuitas para deficientes visuais de todas as idades, com aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Danças para terceira idade, Ballet para adultos e música. "Com esses cursos, nossos alunos melhoram a postura, o equilíbrio, a noção espacial e a auto-estima, além de romper barreiras e preconceitos".


Elenco na apresentação do dia 18 no Senac Scipião SP:
    Cintia Sousa
    Fabiana Croccia
    Geyza Pereira
    Gisele Aparecida
    Marina Guimarães
    Thalia Macedo
    Veronica Batista
    Everton Caetano
    Bianca Luiza
e
    Fernanda Bianchini - Presidente e Professora da Associação.
Para ajudar e ou encaminhar alguém que possa contribuir com a associação é só acessar o
 Site
+ Fotos
Parabéns ao Senac pela iniciativa.
Vale a pena conferir a programação de sua cidade e acompanhar o trabalho do grupo ;)

Nenhum comentário: