08 outubro, 2011

Solidão, A Comédia

SOLIDÃO, A COMÉDIA - De Vicente Pereira
Direção Claudio Tovar

No monólogo, Maurício Machado interpreta cinco deliciosos e divertidos personagens, tendo como pano de fundo suas diferentes formas de solidão. Tudo isso com o típico e característico humor do BESTEIROL.
O Homem no cinema, sua relação com a sétima arte e sua busca pelo prazer desacompanhado; Solange, a prostituta que liga para os antigos clientes à procura de companhia; Tony, o elegante socialite metrosexual que não deixa sua esposa trancada no banheiro falar; a jovem Geneviéve desesperada em seu primeiro encontro num bar em busca de sua alma gêmea; a doce ironia de uma senhora hospitalizada e sua melhor amiga; e uma cena final que é um brinde a vida e uma grande surpresa para o público. O texto Solidão, a comédia é considerado uma referência do Besteirol!
É um genuíno gênero teatral nascido no Rio, e mais especificamente, no Teatro Candido Mendes em Ipanema, onde o espetáculo estreou em Janeiro deste ano e esteve em cartaz por quase 6 meses com sucesso enorme.
A ficha técnica do espetáculo, conta com uma equipe estelar, dos profissionais mais gabaritados do Teatro brasileiro contemporâneo. Alexandre Elias assina a direção musical, Aurélio de Simone a luz, e os figurinos e cenário estão a cargo do próprio diretor, Claudio Tovar, sem dúvida o maior nome do teatro brasileiro e o mais premiado figurinista e cenógrafo do país.

MAURÍCIO MACHADO – ATOR
O ator carioca, que em novembro completará  24 anos de carreia, no teatro, iniciou no musical 'Sonhar Colorido' e, a partir daí, emprestou seu talento em mais de 30 montagens teatrais, tais como: “As Filhas da Mãe”, “O Concílio do Amor”; “Em nome do Pai”; “O Corcunda de Notre Dame”, pelo qual foi indicado por sua atuação como ‘Quasímodo’ ao Prêmio Mambembe 1996 de melhor ator, “Gulliver”, indicado como melhor ator do ano aos Prêmios Pananco (Coca-Cola) e Dança Brasil 2000. Em 2004, o dramaturgo e novelista Walcyr Carrasco, adaptou e escreveu especialmente para o ator, o conto de Oscar Wilde, 'O Fantasma de Canterville', intitulada a peça de “O Mistério do Fantasma Apavorado”, onde Maurício, viveu o protagonista, o Fantasma Dom Eurico. Em “Cyrano”, adaptado por Denise Crispum, foi indicado ao Prêmio Zilka Salaberry, como melhor ator do ano do Rio pelo papel-título da peça, e seu último trabalho foi no texto de Alcides Nogueira, ‘As Traças da Paixão’, ao lado da atriz Lucélia Santos, com quem dividiu a cena por 1 ano e meio. Maurício foi já dirigido por grandes nomes como: Gabriel Villela, Bibi Ferreira, Marcio Aurelio, Gilberto Gawronski, Marco Antonio Braz, Karen Acioly, entre muitos outros.
Além de sua formação teatral, também tem passagem em importantes cursos e escolas complementares no Rio de Janeiro, onde se aperfeiçoou como artista tais como: Escola Nacional de Circo, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, além de ter estudado Produção Cultural, sapateado, dança moderna e expressão corporal.
Dentre seus principais trabalhos na TV, estão: as novelas “Alma Gêmea”, como o cozinheiro ‘Baltazar’, na TV Globo; e “Cidadão Brasileiro”, da Record, o divertido ‘Pink’ na novela “Cama de Gato”. Seus mais recentes: no ‘Fantástico’ no quadro “Leandra Borges e a Maternidade”, ao lado de Ingrid Guimarães e como o galã de cinema ‘Silvério Duarte’ de ‘Cordel Encantado’ sucesso da TV Globo.
Maurício recebeu indicação de importantes prêmios e ganhou o Prêmio Mambembe como ator revelação, em 1987. Há 15 anos é o criador e diretor de uma das principais empresas de entretenimento e cultura do país, a Manhas & Manias de eventos e que também atua na área de eventos. Neste segmento, Maurício acumula 21 anos de experiência, onde atuou como ator, repórter, apresentador, mestre de cerimônias e animador de centenas de eventos. Entre clientes atendidos, destacam-se: Universal Studios, Unilever (OMO), Unilever Best Foods (FRISCO e ARISCO) TIM, Petrosul, AItaú, Renault, , Asia Motors, ente outros.

CLAUDIO TOVAR – DIRETOR
Ator, dançarino, cantor, artista plástico, cenógrafo e figurinista, Claudio Tovar é um artista múltiplo e um dos mais consagrados por sua vastíssima contribuição aos palcos do país, das figuras mais respeitadas do cenário artístico brasileiro. Respeitado e premiadíssimo, Tovar iniciou sua trajetória artística, em teatro, em 1972, como integrante do grupo Dzi Croquetes, com o qual se apresentou no Brasil e na Europa. Como artista solo, Cláudio Tovar começou sua carreira em 1982, atuando ao lado de sua mulher, Lucinha Lins, no musical "Sempre, Sempre Mais", apontado pela crítica especializada como um dos melhores espetáculos daquele ano no Rio de Janeiro. Ainda como ator, participou das seguintes montagens: "Teatro Musical Brasileiro II"; "O Fantópera da Asma", de sua autoria; "Ricardo III"; "Lima Barreto ao 3º Dia"; "A Caravana da Ilusão"; “Cabaret Youkali", pelo qual recebeu indicação ao Prêmio Shell de 1998, na categoria Melhor Ator; "Aldir Blanc, Um Cara Bacana", também de sua autoria; remontagem do musical "A Ópera do Malandro", Em 2007, foi um dos principais nomes do musical "O Baile", com direção de José Possi Neto. Em 2008, atuou em “Retirada de Moscou”.

MANHAS & MANIAS DE EVENTOS – PRODUÇÃO
Com 15 anos de experiência em projetos culturais, a manhas & manias de eventos  produziu vários espetáculos premiados, entre eles: “Em Nome do Pai” com Cláudio Cavalcanti. “Só Os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores” com Antonio Petrin, “O Mistério do Fantasma Apavorado” adapt. da obra de Oscar Wilde por Walcyr Carrasco, ambos dirigidos por Eduardo Figueiredo, “O Último Bolero”, com Francisco Cuoco, Adriana Lessa e direção de Gracindo Jr., “A Soma de Nós”, com Rogério Fróes, Mara Manzan, Nicette Bruno entre outros. “Cyrano”, espetáculo dirigido por Karen Acioly com Nívea Stelmann, Thierry Figueira, Tadeu Mello e Maurício Machado e supervisão de Bibi Ferreira. “As Traças da Paixão”, espetáculo de Alcides Nogueira, com Lucélia Santos e Maurício Machado. E, atualmente, com o sucesso em São Paulo de “Avalon” no Teatro do Sesi da Paulista e  “Mulheres Alteradas”, da obra de Maitena, com adaptação de Andrea Maltarolli, no elenco Luiza Tomé, Adriane Galisteu, Mel Lisboa, André Bankoff e Daniel Del Sarto, e direção de Eduardo Figueiredo, atualmente em excursão pelo país, e em breve ‘As Superadas’ também da obra de Maitena, com adaptação para o teatro de Fernanda Young.

Ficha Técnica
Autor: Vicente Pereira
Direção: Claudio Tovar
Elenco: Maurício Machado
Direção Musical: Alexandre Elias
Criação de Luz: Aurélio de Simoni
Cenário e Figurinos: Claudio Tovar
Direção de movimento: Kika Freire
Programação Visual: Mariana Resnik
Fotografias: Guga Melgar & Malu Vieira
Assistência de Direção: Diogo Villa Maior
Assistente de cenografia: Natália Lana
Assistente de figurino: Regina Carvalho
Costureira: Schirley Nascimento
Alfaiate: Macedo Leal
Visagismo: Beto Carramanhos
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Produção Executiva: Fernanda Corrêa Gurtler & Tainah Brandão
Assistente de Produção/SP: Patrícia Palhares
Direção de Produção: Eduardo Figueiredo
Realização e Produção: manhas & manias de eventos

Teatro NeXT (80 lugares)
Rua Rêgo Freitas, 454 - República.
Informações: 3237-1845
Sextas e Sábados, às 21h. Domingo, às 20h.
Temporada: até 27 de novembro


Nenhum comentário: